logo clínica frança

Transplante Capilar - A Cirurgia

cirurgia transplante capilar clínica frança

A maioria das técnicas cirúrgicas para Transplante Capilar são realizadas com anestesia local e sedação leve. Em ambas técnicas, é preciso retirar de forma delicada as unidades foliculares contendo de 1 a 5 fios e separá-las para, posteriormente, transplantá-las uma a uma nas áreas calvas, respeitando a criação de uma linha natural na parte anterior da cabeça  e densidade progressiva no couro cabeludo.

Geralmente, como se trata de um procedimento minucioso, a cirurgia é de longa duração. O tempo exato varia de acordo com alguns fatores, como a técnica utilizada (o método FUT costuma ser mais rápido que o FUE). A quantidade de unidades foliculares que serão transplantadas (quanto mais UF´s, mais longa é a cirurgia), o tamanho da equipe que irá participar do procedimento (equipes maiores, geralmente de 4 a 10 pessoas são mais rápidas) e, por fim, a experiência dos profissionais envolvidos (quanto mais experientes os cirurgiões, normalmente menor é o tempo cirúrgico).

As Cicatrizes

Como qualquer cirurgia plástica, o Transplante Capilar, independente dos métodos utilizados, deixa cicatrizes. No entanto, em ambas técnicas é possível disfarçar de forma muito eficaz as marcas do procedimento, tornando as cicatrizes quase imperceptíveis.

O transplante via FUT deixa uma única cicatriz linear mesmo fazendo mais de uma sessão, pois a área doadora sempre será a mesma, não criando assim novas cicatrizes. Já quem opta pelo método FUE não irá ter uma cicatriz única, mas sim cicatrizes circulares nos pontos onde os folículos foram extraídos, portanto, quando necessário uma nova sessão de Transplante, aumentará o número de cicatrizes.

O pós-operatório

O pós-operatório é uma das fases mais importantes para a obtenção dos resultados desejados. Por isso, seguir a risca as orientações do cirurgião, é extremamente importante. Algumas recomendações básicas são:

  • Nos primeiros dias, principalmente ao dormir, é importante manter a cabeça levemente elevada, a fim de evitar edema;
  • A primeira limpeza dos cabelos pós-cirurgia deve ser feita no dia posterior à cirurgia e seguindo estritamente as orientações médicas;
  • É importante evitar coçar ou arranhar os fios implantados. Caso a coceira esteja incomodando, basta comprimir a região suavemente com o dedo por alguns segundos;
  • É comum que caiam alguns dos cabelos transplantados no período pós-operatório, mas isso não compromete o resultado, pois as raízes permanecem e o cabelo crescerá naturalmente;
  • Após 3 dias de pós-operatório é possível retornar às atividades cotidianas, como trabalho;
  • O retorno à prática de exercícios só deve ser feito de 2 a 3 semanas após o transplante capilar;
  • É importante evitar a exposição ao sol (banhos de sol) por pelo menos um mês após o transplante capilar;
  • Após duas semanas da cirurgia os cabelos já estão fixado e crescendo de forma habitual, ou seja, cerca de um centímetro por mês. Com aproximadamente oito meses é possível observar o resultado do tratamento cirúrgico.

Os Diferenciais da Clínica França

Como mencionado anteriormente, o Transplante Capilar é um procedimento cirúrgico extremamente minucioso e detalhista. Além de demandar uma equipe altamente qualificada e de modernidade tecnológica, o sucesso de um Transplante Capilar depende muito da experiência do cirurgião no comando.

Assim, o cirurgião plástico especializado à frente do procedimento deve ter, não só conhecimento vasto e técnica, mas também um senso estético refinado. Neste sentido, o Dr. França acumula anos de experiência e várias publicações na área capilar, sendo uma das referências em Transplante Capilar no Brasil. Dr. França é um dos brasileiros com mais tempo como membro da International Society of Hair Restoration Sugery (I.S.H.R.S.) e foi um dos pioneiros nas mais modernas técnicas de transplante de cabelos no Brasil.

clínica frança dr antonio luiz frança
transplante capilar clínica frança

Transplante Capilar

fue clínica frança

Técnica FUE

fut clínica frança

Técnica FUT

dúvidas transplante capilar clínica frança

Dúvidas Frequentes